Método SPARK – Aprenda CodeIgniter 4.0 à fundo!

Sempre que vamos aprender algo novo é recomendável que a gente leia o manual de instruções certo?

Mas não é todo mundo que gosta de fazer isto, pelos mais diversos motivos.

No caso de um sistema novo que você irá utilizar, o ideal é pelo menos dar uma lida no seu manual de uso.

E no caso de um Framework PHP? Que é utilizado para criar outros sistemas?

Nesta caso acho que você concorda comigo que você não vai precisar apenas saber o manual dele, mas sim dominar todos os recursos e funcionalidades que o Framework trará pra você, para que você consiga criar um sistema ou site utilizando o melhor que o Framework tem a oferecer.

Por isso, que quando eu criei meu curso de CodeIgniter 4, eu não queria apenas fazer um sistema e mostrar só neste sistema as funcionalidades do Framework.

Isso porque acho que é impossível você colocar somente em um único sistema todas as funcionalidades que um framework lhe oferece.

E tendo isso em mente, dentro do curso de CodeIgniter 4, há um módulo com 100 vídeos todos dedicados ao User Guide do CodeIgniter 4, onde eu abordo cada tópico com um vídeo explicativo e com um exemplo prático de como implementar aquela função.

Desta maneira, não vou dizer que você irá usar tudo o que o framework lhe oferece num próximo sistema, mas vai, pelo menos, ter o conhecimento do que o framework pode lhe oferecer e como cada coisa se encaixa.

Sobre o Curso

Quando comecei a desenvolver o conteúdo do curso, eu gostaria que mais pessoas pudessem ter acesso ao CodeIgniter.

Mas o problema é que para você ter acesso a um Framework PHP, você precisa pelo menos já ter trabalhado um pouco com o PHP.

Pelo menos já deveria ter certa experiência no desenvolvimento de um CRUD, ou ter trabalhado com sessões e login, área administrativa, etc.

Então, decidi tirar do baú um curso básico de desenvolvimento Web que eu fiz no final de 2016 com cerca de 200 aulas mas que nunca lancei, e resolvi adicioná-lo dentro do curso de CodeIgniter 4.

Então, o curso serve tanto aquela pessoa que quer aprender somente o CodeIgniter 4 quanto aquela pessoa que não tem nenhum conhecimento em desenvolvimento pra Web e deseja começar a investir nesta carreira.

O curso é dividido em 6 módulos:

  • Módulo 01 – Introdução ao Desenvolvimento Web – Cerca de 200 aulas
    • Neste módulo o aluno aprende totalmente do zero a como começar a desenvolver sites para a Web.
    • Começamos estudando HTML, CSS, CSS3, JavaScript, PHP, PHP Orientado a Objetos, PDO.
  • Módulo 02 – O Framework PHP CodeIgniter 4.0
    • Aqui eu faço uma leve introdução ao CodeIgniter 4. Mostro o que é, pra que serve, quando usar, como instalar e explico rapidamente a estrutura de pastas do Framework.
  • Módulo 03 – CodeIgniter 4.0 – Estudo do User Guide – 100 aulas
    • Como mencionado no texto acima, esta é a etapa principal do curso. É aqui que você conhece à fundo praticamente todas as funcionalidades que o framework tem a oferecer.
  • Módulo 04 – Mega Loja Virtual no CodeIgniter 4.0 – 16 aulas
    • No módulo básico, construímos como projeto final um site estilo Loja-Virtual, que posteriormente foi refeito usando PHP e PDO.
    • Agora, neste módulo, este mesmo site é reconstruído usando CodeIgniter 4, para que o aluno veja as vantagens em se utilizar um Framework ao desenvolver um site.
  • Módulo 05 – CodeIgniter 4.0 – Projeto PHP Money – 125 aulas
    • Este é o projeto final do curso. É aqui onde eu aplico várias funcionalidades que o Framework possui, para tentar lhe mostrar de maneira prática muita coisa que o CodeIgniter 4 trouxe de bom para gente.
  • Módulo 06 – App para Smartphone – 24 aulas
    • Neste módulo eu mostro como criar um aplicativo para Smartphone usando Flutter.
    • Este aplicativo é a versão para Smartphone do site PHP Money. Com ele você irá conseguir manipular os registros do site através de uma API RESTful criada com o CodeIgniter 4 e depois dentro do App feito em Flutter
    • Baixe aqui o App PHP Money para você testar

Após você finalizar o curso, você será capaz de criar sites ou sistemas complexos usando os novos recursos do CodeIgniter 4, bem como iniciar no desenvolvimento e aplicativos Web usando flutter se assim desejar.

Para maiores informações sobre o curso, acesse:

https://codeigniter.com.br/curso

At.

Fábio

Fábio S. Reszko

Sou Programador PHP desde 2006 e eu acredito sinceramente que programar usando um Framework PHP é a solução para os problemas de códigos desorganizados, difíceis de entender e de dar manutenção no futuro. Se você também acredita nisto, então fique à vontade em explorar meu blog.